Contrate os melhores conselheiros matrimoniais em Alto dos Gaios
Bruno Cordeiro
Conselheiro matrimonial
Paula Águas
Conselheiro matrimonial
Estável(Mente)
Conselheiro matrimonial
Geciconselho
Conselheiro matrimonial
Equilibrio Humano
Conselheiro matrimonial
Joana Pedro De Almeida
Conselheiro matrimonial
Carolina Chaves
Conselheiro matrimonial
Luís Silva
Conselheiro matrimonial
Dra Sofia Neves - Consultopico- Centro Médico E Dentário
Conselheiro matrimonial
Linhas Dinâmicas - Psicoterapias Lda
Conselheiro matrimonial
Treinamento e educação para se tornar um conselheiro matrimonial
Titulares de um diploma em aconselhamento matrimonial e familiar podem trabalhar como conselheiros matrimoniais depois de aproximadamente dois anos de treinamento e estágios. Profissionais do setor médico-social podem seguir esta formação: enfermeiros, assistentes sociais, educadores, psicólogos, etc.
O escopo de intervenção de um conselheiro matrimonial e familiar
Um conselheiro matrimonial e familiar pode parecer atípico no campo do trabalho social. No entanto, diante da crescente necessidade de apoio a casais que têm dificuldade em acessar um centro de educação familiar ou planejamento familiar, esse perfil de especialista em casamento gradualmente se estabeleceu. O que ele faz é ajudar as pessoas a fazer uma avaliação, durante entrevistas individuais, como casal ou como família. Treinado em escuta ativa e gestão de conflitos, um terapeuta de casais é capaz de intervir nas situações mais delicadas: dificuldade em encontrar o seu lugar em um casal, violência conjugal, adultério, ciúme, falta de sexualidade, hostilidade dos cônjuges em relação ao uso de contraceptivos, ou simplesmente preocupações quando uma gravidez é anunciada. Durante a consulta matrimonial, que dura cerca de uma hora, o conselheiro orienta as pessoas a expressarem seus sentimentos, descobrir suas expectativas e, nas circunstâncias mais neutras, tentar discutir com eles a sua situação. Então, ele tenta discutir possíveis opções ou soluções com eles. Com o acordo deles, o conselheiro pode encaminhar a situação para uma rede de atores sociais e de saúde na região. Fora da consultoria, o praticante também desempenha um papel de sensibilização. Ele participa de eventos em grupo, como em escolas, centros de juventude e culturais, para discutir questões relacionadas a relacionamentos, vida emocional e sexual e prevenção de AIDS e doenças sexualmente transmissíveis. Meio terapeuta, meio assistente social, o conselheiro matrimonial está vinculado ao sigilo profissional. Eles também são obrigados a supervisionar sua prática com um profissional de sua escolha.
Por que usar um conselheiro matrimonial?
É sempre aconselhável tentar restabelecer a comunicação entre dois cônjuges que estão passando por dificuldades. Para alcançar isso, um mediador familiar está sempre ao seu serviço. Durante a terapia, os parceiros discutem juntos os problemas de relacionamento que estão enfrentando. Eles são acompanhados pelo psicólogo que atua como conciliador ou mediador para encontrar novas soluções reflexivas para o casal. Se a separação for inevitável, o conselheiro matrimonial pode ajudar os parceiros a se entenderem. O futuro da separação é tratado de maneira serena que também protege os interesses das crianças.
Quando devo ligar para um conselheiro matrimonial?
Quando você está enfrentando crises na sua vida como casal, como família e mais geralmente, quando você está confrontado com dificuldades que você não pode superar. Isso pode ser dificuldades de comunicação no casal, violência doméstica, dificuldades sexuais, infidelidade, nascimento de um bebê, educação de um filho, conflitos familiares, preocupações financeiras, enfrentar um período de desemprego ou uma crise, um rompimento, um abuso, uma doença ou luto para superar...
Como encontrar um conselheiro matrimonial?
Os terapeutas de casais geralmente trabalham em práticas independentes, associações ou instituições públicas regionais ou um hospital. Se você deseja consultar um terapeuta de casais e famílias, você tem várias opções: entre em contato com a prefeitura, o conselho departamental ou o centro social em sua cidade mais próxima de sua casa, ou consulte o diretório de terapeutas de casais e familiares fornecido pela Associação Nacional de Terapeutas de Casais e Família (ANCCEF). Deve haver um perto de você!
Honorários de um conselheiro matrimonial e familiar
Quando um casal está à beira do colapso, geralmente há uma causa subjacente. Os indivíduos se sentem incompreendidos e às vezes são quase estranhos um para o outro. A psicoterapia de casais pode ser necessária para entender as razões da sua discordância com seu parceiro. Isso não deve ser levado de forma leviana. É por isso que, nesse caso, o terapeuta familiar age como uma espécie de mediador. Ele ou ela pode ajudá-lo a identificar a origem dos problemas para que eles possam ser resolvidos. A psicoterapia de casais custa cerca de € 40 por pessoa por sessão.
Como escolher um conselheiro matrimonial.
Não é sempre fácil encontrar um bom terapeuta para resolver uma crise conjugal, mas as seguintes 5 dicas podem ajudá-lo a encontrar um conselheiro que seja adequado para você: confie em indicações, tome a decisão juntos, não negligencie a sexualidade (i.e. prefira um conselheiro que também seja terapeuta sexual), descubra qual é a sua especialidade e pense em experimentar!
Perguntas a fazer a um conselheiro matrimonial e familiar durante o primeiro contato
Que tipos de casais você já trabalhou e conseguiu ajudá-los com problemas como o nosso? Quais métodos terapêuticos você utiliza e quão bem-sucedidos são? Qual é o seu nível de formação na área de saúde mental e como você tem utilizado sua experiência para obter êxito? O que podemos esperar de uma sessão de terapia? Quais métodos de pagamento você aceita e oferece formas de pagamento com desconto?