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Treinamento e estudos para se tornar um consultor de marketing digital.
Os consultores de marketing digital geralmente vêm de uma escola de negócios com especialização em marketing e comunicação / marketing na web (nível de mestrado). No entanto, outros programas de treinamento também estão disponíveis em grandes escolas de negócios, marketing e comunicação se você já tiver concluído um programa de treinamento em marketing na web ou marketing. Essa posição é adequada para graduados recentes que já têm experiência em marketing digital (estágios, aprendizados, etc.).
O escopo de intervenção de um consultor de marketing digital.
Aqueles que buscam carreira como consultor de marketing digital intervêm principalmente para acompanhar as empresas em sua transformação digital e projetos na web. Após realizar pesquisas de mercado, eles podem realizar operações e ações específicas de acordo com as necessidades: animação de mídia social, análise de dados, gerenciamento de tráfego, etc. Eles também podem realizar estudos internos, auditorias competitivas, análise estratégica para formular recomendações adequadas aos objetivos da empresa. Como consultor de marketing digital, eles também atuam como assessores. Portanto, terão que escrever recomendações estratégicas com base na análise que conduziram anteriormente. Dependendo da situação que avaliaram, terão que desenvolver uma estratégia específica para questões digitais: implantação de redes sociais, animação editorial, definição de palavras-chave (por exemplo, usando o Google Adwords) para classificar nos motores de busca, referenciamento natural (SEO), referenciamento pago (SEA), marketing de entrada, extração de dados para capitalizar em operações de aquisição, orçamentação publicitária, etc.
Por que contratar um consultor de marketing digital?
Na verdade, um consultor digital trabalha com você para determinar a melhor estratégia digital para melhorar a imagem da sua marca e visibilidade do seu site, melhorar suas relações com os clientes e alcançar seus objetivos, respeitando seus limites e visão. Isso garante que sua presença online seja significativa e qualitativa. Além disso, com sua experiência em ferramentas de monitoramento e web, como o Google Analytics e os anúncios do Facebook, eles podem coletar dados e analisar os resultados de suas ações para avaliar a eficácia de suas estratégias de marketing. Assim, os parâmetros são continuamente otimizados para maximizar as chances de alcançar o objetivo, melhorar a experiência do usuário e a sua presença digital. Outra boa razão para contratar um especialista em marketing digital? Eles trazem uma perspectiva externa e uma visão diferente do evento! Uma força propositiva, eles podem ajudar a destacar alguns fatores que podem estar dificultando ou retardando o desempenho digital da sua empresa, sem que você perceba sua importância. Finalmente, um profissional de marketing digital pode ajudá-lo a impulsionar seus projetos digitais e fazer com que eles avancem mais rapidamente com uma estratégia de marketing eficaz e direcionada. Eles guiarão seu processo de comunicação e digitalização de maneira estruturada e planejada, respeitando certas etapas importantes.
Quando se deve contratar um consultor de marketing digital?
Os serviços oferecidos pelas agências de marketing digital são às vezes tão diversos que pode ser difícil para as empresas saberem quando contratar os serviços de um consultor de marketing digital. Quando e para que projeto se deve utilizar uma agência digital? • Para criar ou melhorar o site da sua empresa • Para gerenciar a comunicação digital da sua empresa • Para melhorar o retorno sobre o investimento e a rentabilidade da sua empresa
Como encontrar um consultor de marketing digital?
Você pode procurar por empresas de marketing digital na internet usando o Google e diretórios online como Starofservice. O site da agência é um fator importante, pois serve como uma vitrine, destacando sua expertise e pontos fortes. No site, você também encontrará habilidades-chave que o ajudarão a determinar se essa empresa de consultoria em estratégia digital pode oferecer o que você está procurando. Recomendações de colegas e parceiros são outra opção para encontrar uma agência de comunicação digital adequada. Algumas agências de marketing na web publicam estudos de caso com depoimentos e entrevistas de clientes em seus sites. Isso esclarece os fatores de confiança que devem ser considerados ao fazer a seleção final.
As taxas de um consultor de marketing digital.
O custo médio de um especialista em digital varia de 350 a 975€. Algumas estratégias podem ser implementadas rapidamente e produzir resultados quase imediatos para a sua empresa. Especificamente, existem diversas taxas para consultores de marketing, com taxas por hora baseadas na experiência e nível de especialização do profissional. - Muito poucos consultores cobram por hora. Suas atribuições duram pelo menos meio dia ou até mesmo um dia inteiro. - Um consultor júnior pode custar cerca de 400€, enquanto um consultor sênior pode cobrar 1.000€/dia ou mais. - Para cooperação de longo prazo, uma remuneração fixa pode ser considerada.
Como escolher o consultor de marketing digital certo?
Primeiramente, para escolher um bom consultor de marketing digital, é preciso ter requisitos! Assim como se você estivesse contratando alguém para uma posição de tempo integral, reserve um tempo para revisar os registros deles e prestar atenção aos detalhes. Para não perder muito tempo, comece com uma triagem pré-seleção e elimine registros que não são sérios. Você pode então usar os seguintes critérios de seleção: 1- Esclareça suas necessidades e expectativas 2- Verifique a expertise em marketing digital da agência especializada em marketing digital e do próprio consultor 3- Conte com recomendações 4- Verifique a qualidade do relacionamento 5- Assegure boa integridade do consultor 6- O preço também é um fator determinante, compare vários orçamentos.
Perguntas para fazer a um consultor de marketing digital durante o primeiro contato.
Você pode descrever a ética de trabalho da sua agência? Qual é a sua experiência profissional no campo de consultoria digital? Como você mede o sucesso? Quais métricas você irá monitorar? Com quem trabalharemos regularmente? Com que frequência nos encontraremos com sua equipe? O que podemos esperar dessas reuniões? Que serviços você oferece? Você tem experiência em gerenciar campanhas sociais pagas? Com quantos clientes você trabalha atualmente? O que está incluído em nosso acordo/contrato mensalmente? Quando podemos esperar ver resultados de SEO? Que estratégias digitais você adotará para melhorar nossa taxa de conversão e retenção de clientes? Vocês oferecem ofertas promocionais? Quais são os próximos passos? Qual é a sua taxa?