Contrate os melhores arquitetos paisagistas em Azurara
Planta&Corta
Arquiteto paisagista
A2Office
Arquiteto paisagista
Cláudia Vilar
Arquiteto paisagista
Paulo Fragoso
Arquiteto paisagista
Uke Bo Kre
Arquiteto paisagista
Quais são os treinamentos ou qualificações necessárias?
Para se tornar um arquiteto paisagista em nosso país, você precisará de uma educação básica que inclua um Bac S, STAV (Ciência e Tecnologia da Agronomia e Vida) ou um Bac Professionnel em Planejamento Paisagístico, seguido de um BTSA em Planejamento Paisagístico. Esses cursos podem ser realizados em vários estabelecimentos, por exemplo, em Seine-et-Marne em Brie-Comte-Robert (77) no Lycée agricole de Bougainville, ou em Saint Germain-En-Laye (78) e na capital (75). Depois de concluir este curso, um exame competitivo comum permitirá que você acesse as 5 escolas que levam à profissão de arquiteto paisagista. Essas escolas estão localizadas em várias cidades da França: - a École Nationale Supérieure de Versailles - École Nationale Supérieure de Marseille - École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Bordeaux - École Nationale Supérieure d'Architecture et de Paysage de Lille - École Nationale Supérieure de la Nature de Blois Depois que esse diploma for validado, você poderá se tornar um DE (paisagista qualificado pelo estado) e trabalhar em uma empresa de paisagismo, em uma autoridade local, em um escritório de arquitetura ou como freelancer se começar seu próprio negócio.
Qual é o alcance da intervenção profissional?
A arquitetura paisagística é uma área multidisciplinar que engloba diversas disciplinas e dimensões: artes, ciências, matemática, tecnologia, engenharia, geografia, horticultura, ciências sociais, política, história, filosofia e, ocasionalmente, zoologia, para dar um exemplo! As atividades de um arquiteto paisagista são, na verdade, extremamente variadas e vão desde a criação de parques públicos e estradas paisagísticas até o planejamento de um local para um projeto de construção, o design de propriedades residenciais ou infraestrutura civil, a gestão de grandes áreas selvagens e a reabilitação de locais degradados (como minas, depósitos de lixo, etc.). Deve ser entendido que um arquiteto paisagista trabalha em praticamente todos os tipos de estrutura e espaço externo, grande ou pequeno, urbano ou rural, com materiais duros ou vegetação, envolvendo hidrologia e ecologia. A gama de tarefas profissionais nas quais os arquitetos paisagistas trabalham é extremamente ampla: - O planejamento, forma, escala e planos de localização de novos empreendimentos - Design civil e infraestrutura pública ou privada - Design urbano, praças, margens de rios, calçadas e estacionamentos de superfície - Gerenciamento de água de superfície, incluindo tetos verdes e lagoas de retenção de águas pluviais - Parques, jardins botânicos, trilhas para caminhadas e reservas naturais - Instalações recreativas, como campos de golfe, parques de diversões e campos esportivos - Silvicultura, turismo e paisagens históricas e estudos de avaliação e conservação de jardins históricos - Reservatórios, barragens, usinas de energia, principais projetos industriais, especialmente na indústria primária - Avaliações de impacto ambiental e paisagístico, planejamento e consultoria em gestão de terras - Desenvolvimentos costeiros e offshore - Propriedades residenciais, parques industriais e empreendimentos comerciais - Rodovias, estruturas de transporte, pontes e corredores rodoviários - Planos para projetos de renovação urbana de vários tamanhos A contribuição mais importante muitas vezes é feita nas fases iniciais de um projeto, fornecendo ideias e criatividade na organização do espaço (associadas à viabilidade). O arquiteto paisagista, portanto, muitas vezes faz uma grande contribuição para o conceito geral e seu papel geralmente será preparar um plano inicial a partir do qual planos detalhados possam ser elaborados posteriormente. O arquiteto paisagista também pode supervisionar contratos durante a construção, realizar estudos de impacto ou auditorias ambientais ou atuar como testemunha especialista em pesquisas de uso da terra.
Por que contratar um arquiteto paisagista?
Nós listamos as principais razões pelas quais você deve contratar um profissional: - Conselhos: como técnico em design exterior, o paisagista é um bom conselheiro. Ele não apenas executa sistematicamente o trabalho solicitado, mas também aconselha seus clientes para permitir que eles estabeleçam projetos de jardim tecnicamente viáveis que atendam às suas expectativas. Um paisagista pode aconselhá-lo sobre a localização, layout e dimensões do seu jardim, as variedades de flores e espécies a serem cultivadas, o estilo de decoração para combinar com ele, a localização de um elemento específico (piscina, lagoa etc.). - Economia de tempo: criar um jardim ou um espaço verde é uma atividade que pode ser muito trabalhosa. A longo prazo, você terá que preparar o solo, plantar as plantas no chão, garantir a rega regular e a manutenção dos jovens brotos de flores, etc. Todas essas tarefas são muito demoradas e podem sobrecarregar rapidamente sua agenda se você tiver que fazê-las sozinho. É por isso que pode ser uma boa ideia contratar um paisagista, que pode economizar muito tempo para você, que pode ser gasto em outras atividades. - Otimize seu orçamento: algumas decisões questionáveis tomadas antes ou durante o projeto podem ser desastrosas para seu orçamento. Embora os serviços de um profissional representem um custo real, você ainda pode esperar economizar seguindo seus conselhos. - Cumprimento escrupuloso de todas as regulamentações: como qualquer outra obra de construção, o paisagismo está sujeito a várias regulamentações. Esses padrões são principalmente impostos pelos planos urbanos locais (PLU) e dizem respeito a: - Piscinas (área, tamanho do abrigo, normas de segurança, etc.) - Cercas de segurança (seu tamanho, cor) - Espécies de plantas autorizadas (certas espécies invasoras são proibidas, por exemplo) - Abrigos de jardim (área autorizada, materiais, etc.) - A área superficial coberta pela área paisagística (em algumas comunas, há uma área mínima de plantas a ser respeitada para o trabalho de paisagismo). Finalmente, é importante saber que, para qualquer trabalho de paisagismo em grande escala, é necessário obter autorização expressa do conselho local. O profissional de arquitetura paisagística tem um comando perfeito de todas essas normas e, portanto, será capaz de fazer o necessário para garantir que tudo corra bem. Para sua informação, você deve saber que, em caso de não conformidade com as regras necessárias, você pode estar sujeito a sanções que variam de uma simples multa até uma ordem de demolição, portanto, você não deve levar isso levemente.
Quando se deve chamar um arquiteto paisagista?
Esta é uma pergunta difícil de responder, já que as razões para contatar um profissional podem ser muito variadas, no entanto, ao pesquisarmos sobre o assunto, conseguimos identificar 5 principais razões pelas quais você deve entrar em contato com um profissional: - Quando e como plantar: se você não tem tempo ou conhecimento para cuidar do seu jardim, deixe para um jardineiro paisagista que será capaz de moldar o seu jardim de acordo com seus desejos. As condições climáticas, a quantidade de luz solar, a taxa de crescimento das plantas e a natureza do solo também serão levados em consideração. - Como projetar e decorar o exterior: o objetivo é tornar o seu jardim um espaço de convivência agradável e único, o paisagista estará lá para ajudá-lo nos vários trabalhos. Este profissional também lhe dará conselhos para permitir que você monte projetos de jardim tecnicamente viáveis e que atendam às suas expectativas (as variedades certas de flores, o espaçamento correto entre o plantio, etc.). - Como cuidar da grama, plantas, árvores e arbustos: manter sua grama verde e brilhante não é uma tarefa fácil, então o cuidado profissional não é um luxo e o mesmo vale para muitas plantas, canteiros, árvores e arbustos. - Ter um jardim original e inovador: o profissional de plantas e espécies estará lá para aconselhá-lo sobre as composições a serem consideradas para sair um pouco do comum; ele também definirá as várias técnicas a serem usadas (corte, enxertia, camadas, etc.).
Como encontrar um profissional?
Se você mora em Azurara, pode encontrar um arquiteto paisagista perguntando primeiro aos seus amigos, familiares e colegas, pois o boca a boca ainda é a solução mais comum. Se isso não funcionar, tente pesquisar na internet. Sites como StarOfService, por exemplo, listam todos os profissionais em determinado campo, dependendo de onde você está, o que é ideal. Em apenas alguns minutos, você pode compilar uma lista abrangente de endereços muito bons, que pode contatar com apenas alguns cliques.
Quanto custa contratar um designer de paisagismo?
Como geralmente acontece com qualquer tipo de trabalho, os preços podem variar significativamente dependendo da região em que você deseja realizar o trabalho (um paisagista trabalhando em Paris será necessariamente mais caro do que uma empresa no Massif Central ou na Creuse...). Dito isso, você deve saber que o paisagista pode faturar seus serviços: - com base em uma taxa horária, à qual você terá que adicionar o preço das mudas, arbustos, arbustos e outras plantas que deseja que ele organize e plante, bem como qualquer outro trabalho hipotético (tratamento do solo, escavações, drenagem, instalação de um sistema de irrigação ou recuperação de água, etc.) - com base em uma estimativa global, que incluirá toda a mão-de-obra e também cobrirá despesas auxiliares (tratamento do solo, escavações, drenagem, instalação de um sistema de irrigação ou recuperação de água, etc.). Em princípio, o paisagista pode dividir seu trabalho em 3 fases, cada uma das quais é precificada separadamente: - O pré-projeto: a fase de planejamento e conceitualização, que na maioria das vezes corresponde a uma taxa fixa que varia de algumas centenas a vários milhares de euros. - O estudo paisagístico: isso corresponde à fase em que o projeto é dimensionado finamente em relação ao orçamento, os planos são elaborados, as declarações são elaboradas em forma adequada e a tabela de acompanhamento financeiro começa a ser preenchida. O preço é infinitamente variável dependendo do trabalho, de alguns milhares a centenas ou até milhões de euros. - Supervisão do site: que inclui coordenar as empresas, monitorar as faturas, controlar o site e ajudar na aceitação do trabalho. Em geral, essa última fase corresponde a 7% a 15% do custo do trabalho, portanto, mais uma vez, não é muito relevante dar uma figura líquida, uma vez que dependerá do custo total do projeto.
Como escolher o seu profissional?
Como já dissemos, quando se trata de trabalhos artesanais, a fama é, sem dúvida, a maneira mais fácil, rápida e confiável de encontrar o profissional certo. Não hesite em consultar seus amigos e familiares, eles podem muito bem conhecer uma empresa local que fez trabalhos de arquitetura paisagística com sucesso aqui ou ali... Quando o trabalho é bem feito, nunca hesitamos em publicitar o artesão que o fez! Se a opção do boca a boca não funciona, novamente, nosso conselho é recorrer à Web, que hospeda sites como a StarOfService. Neste último, além de listas de profissionais que operam em sua área, você encontrará toneladas de avaliações e comentários de clientes que utilizaram seus serviços. Leva apenas alguns minutos para formar sua própria opinião, o que é inestimável. Depois de encontrar o profissional certo, tudo o que você precisa fazer é verificar a disponibilidade, definir claramente seu projeto e estabelecer prazos que lhe convêm.
Algumas perguntas para fazer a um arquiteto paisagista no primeiro contato:
- Há quanto tempo você está na profissão? - Qual era a sua qualificação original? - Você oferece taxas horárias ou um preço fixo? - Você me oferecerá um modelo visual 2D/3D para me dar uma ideia do resultado final? - Qual é a sua disponibilidade? - Você pode garantir que respeitará os prazos que acordaremos?