Contrate os melhores advogados em direito de patente em Custóias
Um advogado de patentes é competente para ajudar seus clientes (pessoas físicas, PMEs, grandes empresas) a apresentar um pedido de patente para um produto ou processo com o objetivo de obter um direito exclusivo de um escritório de propriedade industrial (INPI na França).
O papel de uma patente é reivindicar uma inovação e proteger seu proprietário contra qualquer uso ilegal de sua criação ou em caso de falsificação. É um título de propriedade industrial. Uma vez que a patente é registrada, o proprietário é livre para proibir qualquer exploração de sua inovação por terceiros ou, ao contrário, negociar uma exploração parcial. Ele também é livre para vender a patente de sua inovação.
A proteção conferida por uma patente é limitada no tempo: 20 anos a partir da data de depósito e apenas em um determinado território. Uma patente concedida na França fornece ao proprietário direitos exclusivos, mas apenas a nível nacional. Se você planeja registrar sua inovação internacionalmente, precisará usar o Tratado de Cooperação em Matéria de Patentes (PCT) ou registrar com o Escritório Europeu de Patentes (EPO).
André Lavouras Santos
Advogado em marcas e patentes
Paulo Vieira - Advogado
Advogado em marcas e patentes
Advogado de patentes: treinamento e competência
A profissão de advogado é uma profissão regulamentada. Qualquer profissional que deseje exercer a profissão deve possuir um certificado de aptidão para a profissão jurídica (CAPA) e ser inscrito perante a Ordem dos Advogados. Após quatro anos de prática em uma área específica, um advogado geral pode, após passar em um teste de conhecimento, solicitar uma especialização. A lei de patentes, neste caso, faz parte da lei de propriedade intelectual, que abrange mais geralmente a propriedade literária e artística, mas também a propriedade industrial. Essa especialidade inclui a lei de computador e telecomunicações, a lei de design e a lei de marcas.
Áreas de intervenção de um advogado de patentes.
É possível obter uma patente para quase qualquer coisa: inovações técnicas e tecnológicas, produtos farmacêuticos e fitossanitários, transporte, metalurgia, etc. A única condição é que o processo ou produto deve fornecer uma nova resposta a um problema. Deve ser uma "invenção" para a qual a arte anterior deve ser comprovada. Embora ideias, processos de clonagem e tudo o que for contrário à moralidade não sejam patenteados, certas criações, especialmente as artísticas, são protegidas pela propriedade intelectual. Um advogado também está envolvido na análise da patenteabilidade. Ou seja, para determinar se o que você pretende patentear pode ser patenteado ou não. Uma vez que uma inovação é frequentemente o resultado de vários anos de trabalho, é raro que a ambição de sua exploração se limite ao território nacional. Também é papel do advogado aconselhar seu cliente sobre as formalidades para dar entrada em uma patente no exterior. Além disso, um advogado de patentes em {{cidade}} pode cuidar da redação de contratos, negociação de royalties para uma licença, redação de acordos de acordo e defesa de casos de violação. Além disso, disputas podem surgir em relação ao uso de uma patente. Embora a litigância nesses casos seja geralmente resolvida por arbitragem, um advogado de patentes também pode defender seu cliente perante os tribunais competentes. Por exemplo, a litigância por violação de patente frequentemente requer uma análise técnica e legal minuciosa, apreensão por um oficial de justiça e pode levar ao cancelamento de uma patente. Um proprietário prejudicado pela violação de seu produto tem o direito de reivindicar indenização.
Por que usar um advogado de patentes?
Um advogado de patentes conhece todas as complexidades do processo de registro, a lei do Código de Propriedade Intelectual e a jurisprudência. Por exemplo, produtos farmacêuticos podem ser patenteados por um período de vinte anos, mas para colocá-los no mercado é necessária uma autorização de comercialização, que é um procedimento longo que pode levar vários anos. Por esta razão, é recomendável solicitar um Certificado de Proteção Complementar ao registrar um produto farmacêutico. Um advogado de patentes em Custóias poderá ajudá-lo com essas formalidades. Outro caso especial é o registro de uma patente para software. Embora o código e a documentação de um programa sejam protegidos por direitos autorais, em alguns casos é possível patentear um processo.
Como posso encontrar um advogado especialista?
É muito fácil encontrar um advogado de patentes. Você pode consultar um diretório de profissionais de propriedade intelectual ou procurar a associação local de advogados.
Quando ligar para um advogado de patentes?
Entrar em contato com um advogado é possível a qualquer momento. Para uma consulta por telefone ou por escrito, durante a fase preparatória de uma invenção, para preparar as formalidades de registro e obtenção de uma patente, para verificar a validade de uma patente, durante a exploração ou durante uma cessão. O papel principal de um advogado é aconselhar; não é necessário esperar até que você enfrente uma disputa para abordar um profissional legal. Se medidas legais forem tomadas contra você, o advogado é competente para pleitear perante os tribunais.
Quais são as tarifas de um advogado de patentes?
Um advogado de patentes cobra entre € 150 e € 300 por hora. Embora alguns profissionais ofereçam valores fixos, outros preferem cobrar por seus serviços com base no tempo gasto. As taxas de uma empresa de advocacia dependem de sua localização geográfica, de sua reputação e também da natureza do caso. Na primeira reunião, um acordo de honorários é feito entre o cliente e o advogado para evitar qualquer desapontamento. Algumas seguradoras jurídicas podem ajudar a cobrir os custos legais.
Escolhendo um advogado
- Regra 1: Um bom advogado deve ouvir seu cliente, ser responsivo e disponível, e não apenas durante o julgamento. - Regra 2: Um bom advogado deve estar familiarizado com a Classificação Internacional de Patentes (IPC) para melhor ajudá-lo a arquivar a patente. - Regra 3: Um advogado sempre age no interesse de seu cliente e deve ajudá-lo a afirmar seus direitos.
Pontos a serem levantados em uma reunião com um advogado.
O advogado lidou com esse tipo de situação antes?
Que informações o advogado precisa para aconselhá-lo?
Se houver uma disputa e uma ação legal for tomada, em quais tribunais ela será julgada? Será necessário usar um advogado postulante?
O advogado está disposto a trabalhar com ajuda jurídica?
Quais são os recursos se os procedimentos de primeira instância no tribunal judicial (por exemplo, tribunal d'instance ou tribunal de grande instance) não forem bem sucedidos: Tribunal de Apelação, Tribunal de Cassação?